Buscar
  • Alexandre Pilati

Apresentação a Palavras cruzadas / Mots croisés


O libreto Palavras cruzadas / Mots croisés é uma publicação bilíngue (português/francês) organizada pela representação do Brasil na UNESCO como forma de comemorar o Dia Mundial da Língua Portuguesa (5 de maio de 2021). Nele estão reunidos depoimentos de autores da lusofonia, que tratam da influência da cultura e da literatura brasileira na formação de sua personalidade e de sua arte. Em minha "Apresentação" aos textos procuro mostrar como o idioma é um veículo de diálogo e múltiplas percepções da realidade, que contribuem para enriquecer esteticamente as "vidas em português".


* * *


Os depoimentos aqui reunidos indicam a constituição de algo comum, no melhor sentido do termo: o que remete a comunitário, a comunidade. Em essência, uma comunidade é a atmosfera em que os diferentes têm a oportunidade de partilhar uma experiência à qual todos se referem e para a qual todos contribuem, enriquecendo os diversos âmbitos da vida.

[...]

Toda palavra, ensinam os poetas, é, a um só tempo, sinal de conquista e insuficiência diante do mundo; não há, portanto, outro recurso senão deixar despertar dentro de si a “voragem” que Gonçalo M. Tavares aprendeu com Guimarães Rosa: “um apetite gigantesco em relação a novas palavras”. Viver as particularidades da cultura brasileira nesse contexto múltiplo é provar esse apetite. É assim que os leitores poderão celebrar, junto com autores, a linguagem e suas virtualidades a partir da experiência cultural e linguística brasileira, percebendo o quanto estes devolvem ao mundo um português ainda mais enriquecido. Esse movimento dotado de muitos centros comprova a capacidade da arte de extrair das contradições que constituem a comunidade a imaginação necessária para intuir outros mundos, outras vidas, outras margens, outras pontes, outras palavras.


Alexandre Pilati

Escritor

Professor de Literatura da Universidade de Brasília.

05 de maio de 2021


* * *


Clique em Palavras cruzadas / Mots croisé para baixar o livro e conferir a íntegra dos depoimentos.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo